quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quem ensinou que professor não trabalha?



Aluno - Você tá procurando emprego? Vi umas vagas...
Eu - Não, eu já tenho emprego. Sou professora.
Aluno - Mas você não quer trabalhar, só dar aulas, então?
Eu - Isso. SÓ dar aulas já tá bom. Gosto de trabalhar não.

Entre rir e chorar, escolhi a primeira opção.
Pior foi quando ouvi isso de um amigo. Entre rir e chorar, queria dar na cara dele.

Sem perceber, e pensando fazer o exato oposto, as pessoas ligam trabalho a algo penoso, podante, desgastante, frustraste e emburrecedor. Assim, como trabalhar com educação, apesar de suas dificuldades, é engrandecedor, prazeroso e gratificante, não há mesmo como ligar uma palavra tão nobre a uma tão 'usada'.

Acima, imagem de Miau e Faísca, alunos discretos e super blasés que deitam em algum lugar próximo de onde fica a mesa de estudos e 'assistem' à aula toda.

2 comentários:

Marcia Pavelosk disse...

Acredito que isso se deve à total falta de incentivo para os estudos, começando pelos pais, em casa. Há 50 anos atrás, quando eu era uma jovem estudante, o título de "Professor" era uma grande honra e digno de todo respeito. Quando o professor entrava na sala de aula os alunos se levantavam em deferência ao seu status. Todos eram tratados por "Senhor e Senhora", e hoje vemos os professores sendo atacados dentro de sala de aula, levando-os à exaustão total, além de ganharem um salário de miséria. E aqueles que se dizem preocupados com a nossa condição educacional também não tem a menor ideia de como trazer de volta aquela "magia encantadora" de um professor de antigamente, porque pra isso precisamos mudar, transformar essa pirâmide, de baixo pra cima, de modo que os pequenos começem a entender que um professor é aquele profissional que transmite conhecimento através do amor.
Parabéns pela sua escolha e tenho certeza que esse foi o plano traçado por Deus para você realizar aqui na Terra.

Marina Pavelosk Migliacci disse...

Eu sempre vi o professor como uma pessoa especial, como alguém que dedica aos sonhos dos outros e assim realiza o seu também. Obrigada pelo apoio, por sempre me lembrar da minha capacidade e por estar sempre por perto, além de ter sido e ainda ser minha maior professora.

Obrigada e te amo!