sexta-feira, 19 de julho de 2013

_educação

Ah, eu passei a semana fazendo rascunhos sobre educação, sobre alunos, sobre trabalhar com criança, sobre a emoção de ver seu trabalho todo dando certo, sobre ter momentos de descoberta incríveis ao lado de olhos novos no mundo, de outras perspectivas.

Passei a semana rindo da graça que todos eles são com seus comentários inocentes, despretensiosos, com suas curiosidades. Fiquei chorosa de vê-los querendo mais tempo comigo, querendo me levar para casa, sentindo em cada carinho um pouco da carência deles, de sua falta de lugar num mundo todo ocupado.

Queria explicar para eles que para mim foi muito mais emocionante, mais legal, mais divertido porque me deu um gás incrível para continuar no caminho que escolhi, porque garantiu minhas certezas, porque me fez perceber que eu aprendo muito e coloco em prática, que a solução é fugir de desespero e de gente desesperada. Que não há nada melhor na vida do que sorrir, brincar, aprender e mostrar um monte de novidades aos amigos.

Queria dizer para o Rodrigo que na aula de inglês a gente conversa bastante porque é lindo demais saber o que vocês pensam e vê-los inserindo no mundinho de vocês o tanto que aprendemos juntos. É bonito saber que vocês confiam em mim, que me contam coisas de vocês, o que sentem no coração e no que sonham.
É doce vê-los ansiosos por saber mais. Eu confio muito em vocês também.

Piadas, histórias, teatro, culinária, caça ao tesouro, jogos e brincadeiras. Comida de férias e amigos de férias. Espero que tenham tido ótimas férias e que guardem na memória a beleza de compartilhar momentos e acreditar e confiar no outro.

E sim, Vitor. Tem mais em janeiro. Claro que quero conhecer seu cavalo, Ana. Bia, adoraria ir ao cinema com vocês. Rodrigo, a gente vai sim se ver em Agosto. Sofia, sua lindinha!
Hora da foto, todo mundo falando 'Xixi'!



3 comentários:

bia reinach disse...

Que você continue sempre nesse caminho da educação. Uma professora e educadora tão reflexiva, dedicada, competente e amorosa é o que a Educação está precisando. Lindos e sensíveis teus comentários.
Bia

bia reinach disse...

Que você continue sempre nesse caminho da educação. Uma professora e educadora tão reflexiva, dedicada, competente e amorosa é o que a Educação está precisando. Lindos e sensíveis teus comentários.
Bia

Unknown disse...

Assim dá uma vontade de assistir sua aula...