terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Discordar

Discordar, como é bem sabido, é só ter um ponto-de-vita ou opinião divergente à opinião de alguém ou a algo estabelecido. Não há nada de errado em acreditar em algo diferente, apresentar uma nova (ou passada) forma de encarar as coisas.

Às vezes parece que acreditar em outra coisa é um crime, ou é uma forma de atacar alguém. Não é. E às vezes pode ser interpretado como arrogância, intolerância, prepotência. A forma de apresentar um ponto-de-vista divergente deve ser refletida e testada para que esse tipo de interpretação negativa (?) não acompanhe suas palavras.

Discordar de algo só sigifica pensar diferente. E não há motivo para preocupação. Pode ser que se mude de idéia, pq ninguém é feito de idéias estagnadas. O que não se pode fazer é ficar preso às ditas 'verdades absolutas', q segundo meu ponto-de-vista, não existem. Para mim, toda a verdade é relativa. Algo é verdadeiro para um conhecimento de mundo e não para outro. Fatos não são verdades absolutas, são somente fatos (antes que alguém me diga q existem fatos que não podem ser questionados, como o Holocausto ou a fome ou a violência). Mesmo estes fatos possuem conotação diferente a diferentes grupos ou indivíduos da sociedade.

Não aceitar que existam mais de um ponto-de-vista é negar a diversidade, a diferença. Não tô nem fazendo apologia à diferença, estou apenas dizendo que ela existe, e que não há como negá-la. (Até que surja alguém para fazê-lo).

O caso é que a sociedade impõe valores aos indivíduos, e cabe a estes aceitá-los para si ou negá-los com um outro valor. Em cada pedaço de todo mundo existe algo que incomoda, que perturba. Isso, claro, para aqueles que negam algum desses valores, ou são forçados a questioná-los em razão de dificuldade de aplicação em suas vidas.

Talvez a maior doença da modernidade seja a angústia. A angústia causada pelo questionamento, pela reflexão por se sentir forasteiro, out of box, estanho no ninho. Talvez seja a dor de não se fazer parte daquilo que repugnamos, que tentamos expugar, que negamos, discordamos. Discordar dói em casa pedaço de certeza incerta que se desenvolve de dentro para fora de nós mesmos, e de fora para dentro.

Não há nada com que concordar no que foi escrito acima. Isso tudo é só uma forma de me desculpar pela forma como apresento minhas idéias. Talvez elas sejam agressivas. Talvez não. Fiquem à vontade para opinar.

2 comentários:

Ela disse...

CONCORDO!

alcides disse...

A angústia é um dos sentimentos que nos movem. A inveja, outro. E se há outros, não me contaram.
Alcides